19/10/2015

King Size Blues Band: para gostos refinados

"Sem a música, a vida seria um erro." (Nietzsche)


Há dois anos, em 18 de outubro de 2013, Daniel Raffo festejou 25 anos do seu projeto KING SIZE, o qual ele criou juntamente com Alejandro Varela (que antes era músico de Don Cornelio y la Zona). Mais do que um projeto é a concretização do seu sonho de ser a primeira banda de blues tradicional da Argentina. 

Durante os seu dois primeiros anos, a banda, que então era um quarteto, fazia tributos aos guitarristas do blues britânico, como  Peter Green e Eric Clapton, fazendo apresentações com o repertório destes dois grandes nomes. Neste período também gravaram os primeiros demos, na escola/estúdio de David Lebón, y grabando primeros demos, en la escuela/estudio de David Lebón por Miguel “Vilanova” Botafogo. 
E foi Miguel “Vilanova” Botafogo, em 1988, o primeiro músico argentino que convidou Daniel Raffo a atuar como guitarrista, junto com Gabriel Jolivet (Dulces 16) na gravação de uma das canções do disco “Banda de Garage“ de Durazno de Gal. 

Em 1990 a banda passa por transformações, com a saída e entrada de outros músicos. Entram Oscar “Pipo” Pérez na bateria, o grande Tom Willams como cantor frontman e Fabián Yajid no baixo (grandes amigos de Raffo hoje em dia), além de Patricio Vega e Andrés Herrera. Época dos bronzes e o amor por Texax (o original e não o que que se conhece na atualidade), tributos a artistas como Johnny Guitar Watson, T-Bone Walker e um amor incondicional por Clarence Gatemouth Brown (de quem tocavam muitas canções), Guitar Slim, sem esquecer do rei BB King, a quem foram os primeiros a render um tributo em 1992 como uma grande banda de 12 músicos. 




Segundos os críticos naquele fase "la banda ya tiene un formato, sonido y repertorio refinado elegido que la distingue de cualquier otra antes y hasta ese momento, coqueteando muy pocas veces con la música Soul a la que Daniel Raffo ama." 

Apelidada de Banda de “covers” por muitos colegas, por não traduzir as músicas para o espanhol e cantá-las no idioma original, Daniel Raffo mesmo assim seguiu fiel a a seu projeto e a seu gosto, mantendo vivo o espírito do blues na Era do Pop, o que não é nada fácil. Mas ele não se amedrontou , "sino aún más, acrecentó esa fidelidad donde prefirió sostener su vida con otros trabajos para focalizarse aún más en el Blues del cual hoy y desde hace años lo sustenta." 




Dos anos 90 até hoje muitos músicos passaram pela King Size, todos eles com um denominador comum, o amor pelo Blues, com estilos para todos os amantes deste gênero e orgulhosos de fazer parte (ou terem feito parte) do que Daniel Raffo chama de "La Familia King Size". 






fonte:http://www.taringa.net/comunidades/blues/7978515/25-anos-de-King-Size-Blues-el-proyecto-de-Daniel-Raffo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!