05/10/2015

Coligação de centro-direita vence eleições de Portugal


A coalizão de centro-direita venceu ontem (4/10) as eleições legislativas em Portugal com 38,6% dos votos, contra 32,4% para a oposição socialista, mas perdeu a maioria absoluta no Parlamento, segundo resultados oficiais. O resultado reelegeu o primeiro-ministro Passos Coelho (foto acima).
Segundo a edição do jornal El País de hoje (5/10), a vitória de Pedro Passo Coelho reflete a aprovação dos portugueses nas urnas neste domingo das políticas de austeridade que a coalizão de governo atual, os de centro-direita PSD-CDS tem implementado ao longo dos últimos quatro anos. No entanto, eles não alcançaram a maioria absoluta.
De acordo com o jornal espanhol, Passos Coelho, que se distingue, pela aplicação dos cortes na economia exigidos pela Europa, disse no domingo (4/10)  à noite, que está pronto para formar um governo. Ele admitiu que não havia alcançado seu objetivo de obter maioria "suficiente" para articular um executivo estável.
Para o El País, na Assembléia, haverá uma maioria de esquerda heterogênea, o que poderia levar o país a um período de instabilidade política.
O PSD-CDS ganhou 104 assentos (132 em 2011), com 38,5% dos votos; seguido PS António Costa com 85 lugares (74 há quatro anos) e 32,4% dos votos; o Bloco de Esquerda (BE), com 19 lugares (em comparação com oito em 2011) e 10,2% dos votos, eo PC com 17 lugares (16 em 2011) e 8,1% dos votos; e Animalist Parte 1 assento e 1,4% dos votos. A maioria é alcançada com 116 assentos.
"Seria estranho que quem ganha as eleições não pode governar", disse Passos Coelho. "Mas é importante reconhecer que o Parlamento é diferente".
"O PS não alcançou os resultados a que nos propusemos", reconheceu, por sua parte, o secretário-geral do Partido Socialista, Antonio Costa. E ele disse que a maioria para a mudança (PS, PC e BE) "não é uma maioria de governo”.
O Bloc foi precisamente a grande surpresa desta campanha eleitoral. Pela primeira vez na história, o Partido Comunista foi ultrapassado pelo Bloco, onde a liderança de Caterina Martins e Mariana Mortágua brilha. "Não é pelo Bloco não ser um governo de esquerda", disse Martins. "Se o presidente para formar um governo responsável para a direita, votaremos contra." Mas Martins exige que a dívida seja renegociada, o que se recusa Coast e o fim da austeridade. E os comunistas querem deixar o euro.
A vitória de Passos Coelho é o primeiro de um político que tenha aplicado fielmente as receitas 'troika' contra a crise
A vitória da coalizão de Passos Coelho é o primeiro de um governo que implementou receitas troika difíceis de sair da crise. Tem sido o aluno aplicado de austeridade e um exemplo na boca da chanceler alemã, Angela Merkel, especialmente quando Syriza chegou ao poder na Grécia e procurou o apoio dos países do sul para renegociar dívida. Passos Coelho era absolutamente contra qualquer perdão à Grécia e nunca apoiou os planos do antigo ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis. O Primeiro Ministro Português, em seguida, lembrou que as condições eram de resgate grego foram melhor que o português e que os compromissos foram ao encontro deles. Na primeira, ele foi o único que disse que uma postura tão radical, enquanto a Costa socialista defendeu uma abordagem para a Grécia.
Durante esses quatro anos, três deles com o Governo troika, Passos Coelho reduziu o desemprego de 17,5% para 12,4%; o défice de 7,5% para 3%, de acordo com previsões para este ano, e têm empresas no valor de 10 bilhões de euros privatizada, apesar de que, a dívida aumentou para 128,5% do PIB.
A vitória de Passos Coelho não tem sido apoiada por promessas ou cortes de impostos, mas apenas no que o pior já passou e que nenhuma mudança de governo melhor. Eles nunca falou do fim dos cortes, apenas os seus relaxamentos.
A abstenção foi a maior da história, 43%, dois pontos a mais do que em 2011
Sem uma maioria, o presidente, Anibal Cavaco Silva, desempenha um papel decisivo no futuro do país, que tem a capacidade de ordenar o governo, presumivelmente Passos Coelho. Nesse caso, a maioria deixou a Assembléia votaria contra e incapaz de realizar eleições dentro de seis meses, o país seria um governo interino de centro-direita para o meio de 2016. Se o PS não faz remédio , o país entraria em um impasse.

fonte:http://www.jb.com.br/internacional/noticias/2015/10/05/passos-coelho-vence-as-eleicoes-de-portugal/
foto:http://media.rtp.pt/buzz/viral/pedro-passos-coelho-invadiu-o-twitter-com-a-sua-ideia_3687

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!