07/09/2015

Paraty: crônica de uma tragédia anunciada

Ontem, no meio da tarde, um terrível acidente com um ônibus em um local chamado Morro do Deus Me Livre, no caminho para Trindade, no município de Paraty (RJ) deixou 15 mortos e quase 60 feridos, cinco deles em estado grave. A maioria das vítimas tem entre 20 e 30 anos. É uma estrada extremamente perigosa de mão dupla, mal sinalizada e com curvas muito sinuosas. 
Estrada Morro do Deus Me Livre, Trindade
Mas o descaso administrativo n se restringe apenas a falta de sinalização na região. Segundo a imprensa de Paraty há mais de um ano o mato não é cortado nos acostamentos da estrada Rio-Santos e em muitos trechos não existe mais acostamento porque foi completamente tomado pelo mato que também esconde as placas existentes e aumenta a situação de perigo. No trecho próximo da Rio-Santos perto de Paraty não encontramos nem faixas pintadas no asfalto.
Embora as causas do acidente ainda não tenham sido esclarecidas totalmente, não é de hoje que os moradores de Paraty e região reclamam das condições dos ônibus da empresa Colitur, proprietária do veículo que se acidentou neste domingo. Segundo reportagem publicada na site R7 notícias, uma comunidade no Facebook, Basta Colitur, criada por moradores de Paraty, relaciona reclamações de passageiros a respeito das condições dos ônibus da companhia. Os usuários destes ônibus afirmaram que "ocorreu uma tragédia anunciada há muito tempo" e que "todos que utilizam este meio de transporte são obrigados a conviver diariamente com ônibus em péssimas condições e sem manutenção".
Segundo as primeiras informações da Polícia Civil o motorista perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira devido a uma falha no freio. A estrada, que funciona em mão dupla, tinha apenas uma faixa liberada no horário. Ainda de acordo com a Polícia Civil será aberto um inquérito para apurar se havia superlotação
Mas os problemas enfrentados pela população local não param por aí. Admirada por pessoas do mundo inteiro, tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1958 e em 1966 convertida em Monumento Nacional em 1966, Paraty continua não recebendo a atenção que merece por parte do poder público. Uma negligência que coloca em risco a vida de moradores e turistas e deixa aberta e exposta mais uma das tantas chagas nacionais.
Com cerca de 40 mil habitantes Paraty é a segunda cidade mais violenta do Estado do Rio de Janeiro, atrás apenas de Cabo Frio. Para citarmos apenas dois exemplos, no Carnaval de 2015 um tiroteio deixou um morto e nove feridos e em maio o prefeito da cidade sofreu um atentado a bala, o que levou as autoridades a investir mais em segurança pública.
Porém, as carências de Paraty não se restringem apenas a questão de segurança pública. Apenas em 2015 a cidade passou a ter tratamento de água e esgoto. De acordo com reportagem do jornal espanhol El País "com a água clorada, o Hospital Municipal de Paraty passou de 1.000 a menos de 100 atendimentos por mês. Mesmo assim, o lugar sofre com a alta demanda (é o único serviço de saúde da cidade, que carece inclusive de alternativas da rede privada), e será reformado em breve depois que foi pactado um investimento de R$ 15 milhões com a Eletronuclear, que financiará uma instalação anexa ao prédio atual, tombado. Outra medida essencial que está sendo tomada é a instalação de energia elétrica na zona costeira, onde, depois de mais de 100 anos, habitantes de pequenas comunidades isoladas como Ponta Grossa finalmente experimentaram acender a luz de casa e usar eletrodomésticos em pleno 2015."
Oxalá estas medidas continuam sendo realizadas e a cidade receba atenção redobrada em outros pontos críticos como a capacitação de jovens por meio de cursos técnicos profissionalizantes, a construção de clinicas para recuperação de viciados em drogas e a oferta de alternativas que atraiam as crianças e os jovens para a vida e não para morte. 
Paraty é belíssima,com um patrimônio arquitetônico e natural que enche os olhos de orgulho. Sua população, formada por pessoas batalhadoras,  está cansada de sofrer com a falta de segurança e com problemas de infraestrutura básica. Ela não pode continuar sendo relegada a um segundo plano. Paraty é o que é também por causa de sua gente e gente merece respeito e cuidado. 
Exigimos que a tragédia de domingo e outras tantas mais que assolam Paraty não se repitam mais!




foto:https://linhanapipa.wordpress.com/tag/trindade-estrada-do-deus-me-livre/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!