17/11/2014

Dedicação ao trabalho serve de critério para calcular salário de juiz na Suécia

Os juízes na Suécia não sabem exatamente quanto vão ganhar. Lá, o salário de cada magistrado é revisto anualmente e calculado individualmente, de acordo com critérios estabelecidos pelo chefe administrativo do tribunal. Comprometimento com o trabalho e disposição em colaborar com os colegas, por exemplo, podem fazer o juiz ganhar mais.
A produtividade — ou o número de casos julgados — não é usada como critério para calcular salário. Mas, eventualmente, o juiz e o administrador da corte podem definir metas para serem alcançadas e, com base nessas metas, ser definido quanto o magistrado deve ganhar. A variação atinge apenas a primeira e segunda instâncias. Nas cortes superiores, os vencimentos são fixos e não variam de julgador para julgador.
Pesos e medidas
O cálculo de salários no Judiciário da Suécia foi divulgado em um relatório do Conselho da Europa. Segundo o documento, é importante existir mecanismos de avaliar o trabalho de cada juiz, mas não é desejável que isso influencie no salário. No caso da Suécia, no entanto, o Conselho considerou que há garantias suficientes para impedir irregularidades. Há, por exemplo, um salário base, acordado com o sindicato da categoria, que deve ser obedecido para todos.


Reportagem de Aline Pinheiro
fonte:http://www.conjur.com.br/2014-nov-11/dedicacao-trabalho-criterio-fixar-salario-juiz-suecia
foto:http://voicesevas.ru/news/yugo-vostok/3757-shveciya-proryvaet-informacionnuyu-blokadu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!