19/07/2014

Equador investirá US$ 1 bilhão para construir Cidade do Conhecimento


O governo equatoriano está construindo sua primeira cidade planejada. Até 2017, aproximadamente US$ 1,04 bilhão será investido para estabelecer nos 4.489 hectares de Yachay, a Cidade do Conhecimento, quatro setores: zona universitária, zona industrial, zona agroturística e zona de biotecnologia. A nova cidade, que pode chegar a abrigar 170 mil habitantes até 2035, faz parte de um projeto desenvolvimentista de longo prazo que pretende, segundo seus idealizadores, transformar a matriz produtiva do Equador: de um sistema baseado em produtos primários para uma economia centrada no conhecimento.
O presidente Rafael Correa não economiza euforia ao falar de Yachay — que, em quéchua, significa “conhecimento”. Para o chefe de Estado, o novo município, localizado na região de Urcuquí, a pouco mais de 100 quilômetros da capital Quito, representa “o maior e mais importante projeto da história do Equador”.
“O futuro mudará dependendo do talento humano e das tecnologias científicas. Yachay será uma das cidades mais representativas do mundo”, disse em 2012, ao anunciar o ambicioso projeto.
“Yachay nasce como símbolo do novo Equador. Em 26 de julho de 1972 se iniciou o boom petroleiro equatoriano, e hoje, 31 de março de 2014, começa outro boom, do conhecimento, que vai durar para sempre, pois se trata de um recurso infinito, ilimitado”, declarou na cerimônia de inauguração da Universidade de Investigação de Tecnologia Experimental Yachay em Urcuquí.
O projeto da Cidade do Conhecimento foi elaborado pela companhia sul-coreana IFEZ e para coordenar sua construção e gestão foi criada uma empresa pública, a Yachay EP. De acordo seu gerente-geral, Héctor Rodríguez, o projeto faz parte de uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo e terá foco em produção de tecnologia e inovação.
Além de pretender transformar a matriz produtiva do país, o projeto vai fomentar, em escala local, “um desenvolvimento sustentável e desconcentrado do eixo Quito-Guayaquil”, afirma Rodríguez, citando as duas maiores cidades equatorianas. “Também possibilita um salto acadêmico qualitativo no sentido de uma melhoria na educação superior e no sistema de ciência e tecnologia”, explica.

Reportagem de Vitor Taveira
fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/reportagens/37077/equador+investira+us%24+1+bilhao+para+construir+cidade+do+conhecimento.shtml
foto:http://www.andes.info.ec/es/sociedad/creacion-cuatro-mega-universidades-abre-puerta-cambio-matriz-productiva-ecuador.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!