18/09/2013

Mais de 18 milhões de jovens e crianças sofrem maus tratos na Europa, diz OMS

A OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou ontem (17/09) que mais de 18 milhões de jovens menores de idade sofrem maus tratos na Europa, sendo que essa é a causa de morte de cerca de 852 crianças abaixo dos 15 anos anualmente. Entretanto, os especialistas da organização afirmam que esses números são apenas a “ponta de um iceberg”.
O novo relatório da OMS sobre a prevenção maus tratos a crianças e adolescentes revela que cerca de 29,1% das crianças são maltratadas emocionalmente, enquanto 22,9% sofrem agressões físicas. Quanto a abusos sexuais, 13,4% das meninas são vítimas desse tipo de ação, contra 5,7% de meninos.
“É chegado o momento de reconhecer os maus tratos a menores como um problema de saúde pública e não apenas de justiça penal ou social”, afirmou a diretora regional da OMS para a Europa, Zsuzsanna Jakab. “O abuso de menores pode ser prevenido através de um enfoque na saúde pública, uma oportunidade que não podemos perder. Nos próximos meses, vamos apontar uma série de medidas que os países podem adotar para resolver essa situação”, acrescentou.

Ainda segundo o relatório, além de ter um impacto devastador nas vidas de jovens e crianças, os maus tratos infantis também têm grandes consequências do ponto de vista social e econômico, estimados em “dezenas de bilhões de euros”.
Também há forte ligação entre distúrbios mentais e abusos, segundo os especialistas: as agressões podem ser responsáveis por um quarto de casos de transtornos como depressão, ansiedade, problemas de alimentação e comportamento, tentativas de suicídio e uso de drogas ilícitas.
O consumo de drogas e álcool em excesso também é um dos fatores que incentivam a prática de maus tratos a crianças e adolescentes, segundo a OMS. Pais solteiros com baixa renda e nível educacional que vivem em comunidades desfavorecidas também são mais suscetíveis a praticar violência doméstica.
A OMS assegurou que a prevenção desses comportamentos agressivos é mais rentável do que enfrentar suas consequências.  Segundo a organização, é necessário combinar o foco na saúde pública com a implantação de medidas preventivas, como um programa para as chamadas famílias de alto risco.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!