18/09/2013

7,1 milhões de brasileiros usam internet Wi-Fi do vizinho

Pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular revela que 7,1 milhões de brasileiros utilizam Wi-Fi compartilhado. Esses usuários não são assinantes de operadoras de banda larga e acessam a internet do vizinho para se conectar, aponta a pesquisa.
O levantamento realizado em junho abordou dois mil brasileiros em cem cidades do país. Com cerca de 10% a classe média é quem mais utiliza a internet do vizinho, em seguida com 4% vem à classe baixa e alta.
O Instituto disse ainda que esta prática é comum na classe média, devido à contratação de planos com velocidades maiores facilitando o “rateio” entre os vizinhos. A pesquisa também separou por regiões do Brasil seus resultados: a região Sudeste lidera com 8%, logo depois Norte 7%, Nordeste 6%, Centro-Oeste e Sul empatadas com 5%.
Na última sexta-feira (13), o Tribunal Regional Federal negou por unanimidade o recurso do Ministério Público que considerava crime compartilhar o sinal de internet. Cabe ainda o Ministério recorrer.  
O MPF argumentava que a prática é uma “atividade de telecomunicação” e repassar a terceiros é exploração clandestina da atividade. Isso infringiria a Lei Geral das Telecomunicações (lei nº9.472/1997), resultando em penas de dois a quatro anos aos infratores, que pode ser aumentada em até 50% caso haja dano a terceiros, além de multa de R$ 10 mil. O TRF, porém, refutou a tese, afirmando que se trata de “serviço de valor adicionado”.

Jovens

Já na segmentação por idade, os jovens são os que mais utilizam o Wi-Fi do vizinho. Entre os entrevistados entre 16 e 25 anos, 21% disseram fazer o compartilhamento. A quantidade de adeptos cai conforme aumenta a idade: 8% das pessoas entre 26 e 39 anos; 3%, entre os que têm de 40 a 59 anos e nenhuma ocorrência entre internautas maiores de 60 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!