27/02/2013

Cientistas de todo o mundo discutem no Rio como erradicar a pobreza


O Brasil acolhe pela primeira vez deste segunda-feira, no Rio de Janeiro, uma conferência da Rede Mundial de Academias de Ciências (InterAcademy Panel, IAP), na qual participantes de 55 países se perguntam sobre como utilizar a ciência para erradicar a pobreza e alcançar um desenvolvimento sustentável.
"É a chance de ouvir as vozes das academias de ciências do mundo, de ver, de discutir o papel da ciência para superar os principais desafios que a humanidade enfrenta", disse nesta segunda-feira Marcello Barsciski, pesquisador do Instituto Fiocruz do Rio de Janeiro, durante o primeiro dia desta conferência de dois dias.
O tema da conferência está "em harmonia com as discussões de grandes fóruns internacionais, como a cúpula da ONU sobre meio ambiente Rio+20" que ocorreu em junho de 2012, indicou.
A partir do documento "O futuro que queremos", assinado em junho de 2012 no Rio, a IAP organizou sua reunião para encontrar soluções para o bem-estar da humanidade e a favor do desenvolvimento sustentável, ressaltou Eduardo Krieger, da Academia Brasileira de Ciências.
Jorge Chediek, representante no Brasil do Programa da ONU para o Desenvolvimento (PNUD), sustentou que "esta conferência é importante porque temos uma agenda até 2015, mas nada previsto para depois" desta data.
A Declaração do Milênio da ONU (em 2000) e os Objetivos do Milênio (2001) tinham como meta eliminar a pobreza extrema no mundo para 2015, lembrou.
"A ciência tem um papel a desempenhar; sabemos que devemos modificar o caminho do desenvolvimento e isso envolve mudar o caminho da civilização e mostrar ao mundo um caminho melhor", considerou Chediek.
Outras discussões entre os 64 cientistas presentes versarão sobre segurança alimentar, mudanças climáticas e energia sustentável.
A IAP foi criada em 1993 e reúne 106 academias no mundo. As conferências são realizadas a cada três anos e o principal objetivo da IAP é ajudar as academias-membro a trabalhar juntas para aconselhar os cidadãos e os governos de seus países sobre aspectos científicos dos problemas mundiais.
Saiba mais:
O futuro que queremos


fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/cientistas-de-todo-o-mundo-discutem-no-rio-como-erradicar-a-pobreza,e1e4ba8cb360d310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!