Opção favorece o cliente com dívidas em taxas maiores que as oferecidas por outras instituições.
O consumidor endividado pode ser beneficiado com a portabilidade do crédito e trocar de uma instituição financeira por outra que ofereça prazos maiores e juros menores. Pouca gente conhece a operação que dá a oportunidade ao cliente que fez uma dívida com determinada taxa de juros transferir, de forma gratuita, o crédito para outra com oferta mais interessante. O alerta é da ProTeste, associação nacional de defesa do consumidor.
"A portabilidade bancária também é vantajosa porque não permite que os bancos cobrem tributação diferenciada, tarifa de transferência ou de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), exceto quando um valor maior for liberado como empréstimo", orienta a coordenadora institucional Maria Inês Dulci.
Com a decisão do governo de baixar os juros nos bancos oficiais e com a consequente adesão de outras instituições privadas o consumidor deve ficar ainda mais atento. A portabilidade de crédito vigora no Brasil deste 2006, por meio de resolução do Banco Central.
Antes de mudar de banco é preciso ficar atento para ver se a instituição que oferece a melhor taxa de juros não pode incluir serviço ou tarifa. Depois de pesquisa nas instituições financeiras, o banco que o cliente escolher vai liquidar a operação e transferir os recursos, passando a vigorar as condições contratuais e taxas da segunda instituição (a que o cliente escolher).
"A quitação do débito com o banco do qual pretende transferir a dívida deve ser feita pelo banco para onde o cliente está levando e não pelo cliente", reforça Maria Inês.
Saiba o que fazer antes de pedir a portabilidade
Antes de se decidir pela portabilidade, a ProTeste, associação nacional de defesa do consumidor, informa que é preciso solicitar o cálculo do custo efetivo total (CET) detalhado da operação, com o valor do principal, a taxa de juros, número de parcelas e o valor final.
Se o número de parcelas aumentar no financiamento com o novo banco credor pode ser que a portabilidade não seja vantajosa. Se tiver alguma dificuldade para portar o seu crédito, seja de financiamento de carro, crédito pessoal, o consumidor deve buscar orientação do Banco Central pelo telefone 0800 979-2345.
Reportagem de Luciene Garcia
foto:radardanet.com
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