01/03/2012

Você já conhece a nova rede social Pinterest?


"Mural virtual" promete se tornar a nova sensação da web e já tem uma média de tempo por usuário conectado melhor que Twitter, Google+, MySpace e LinkedIn juntos. 

Sabe aqueles murais que se costuma utilizar para colocar fotos ou recados na parede? Pois bem. Uma nova rede social apostou numa versão virtual deles e, aos poucos, está se tornando sensação. O Pinterest(pin + interest, algo como alfinete + interesse, em português) já diz de cara a que serve: permitir que os usuários "colem" coisas que lhe são interessantes e as compartilhem com outras pessoas. O formato está agradando e, embora a rede ainda tenha um número de usuários menor que outras mais antigas, o tempo médio gasto por cada um de seus visitantes em janeiro foi maior que o de Twitter, Google+, MySpace e LinkedIn juntos.

A primeira grande sacada estratégica do Pinterest foi utilizar o Facebook e Twitter para conseguir público. Lá, o usuário pode fazer login com a conta que já tem em uma das duas redes sociais. Além disso, toda a atividade pode ser compartilhada facilmente nos outros espaços e, no Facebook, a rede tem um aplicativo próprio que já foi curtido por mais de 1 milhão de pessoas.No Pinterest, o texto é apenas um detalhe. Em geral, os usuários compartilham imagens, postadas diretamente do próprio dispositivo ou com um link de onde elas estão hospedadas. É possível publicar também vídeo. Uma vez conectados, os internautas podem seguir pessoas que costumam publicar conteúdos de seu interesse e interagir com outros usuários através de comentários ou dando "repins", uma espécie de retweet de "pins", como são chamadas as postagens da rede.
Saiba mais
Cadastro e integração

Como toda rede social nova e descolada, o Pinterest exige convites para que os novos usuários se cadastrem. Também como toda rede social nova e descolada, essa restrição é bastante fácil de ser contornada. Os usuários que já têm conta no site podem convidar quantos amigos quiserem. E isso é feito por meio de um botão vermelho bem chamativo.
Então, para entrar na festa, peça ajuda para algum amigo que já tem conta lá. Como saber isso? Basta dar uma olhada nos posts dos seus contatos do Facebook e do Twitter. O Pinterest é completamente integrado à essas duas redes. A parceria é tanta, que, quando você receber o seu convite, não será necessário fazer um novo cadastro. É possível fazer login no Pinterest usando contas do Facebook ou do Twitter.
Quem seguir e o que são esses Boards?

No primeiro acesso ao Pinterest, o site oferece uma lista de usuários para você seguir e também mostra quais dos seus contatos de outras redes seus estão também no site. Até aí, a coisa é bastante semelhante ao Twitter, com uma diferença. Os usuários do Pinterest podem dividir os seus posts em streams separados. Em bom português, isso significa que as imagens e vídeos publicadas podem ser separadas em canais.

Dessa forma, você pode seguir apenas um canal de cada usuário. Sua amiga Marieta, por exemplo, adora bicicletas e gatinhos. Para cada assunto, ela criará um Board. Ao seguí-la, você pode optar por ver apenas as fotos de bicicletas, uma vez que você não é muito chegado em gatinhos.
O conteúdo que você publica também seguirá essa lógica. No momento de postar cada foto, você deverá escolher em qual Board ela será incluída. Não há limites para a criação de Boards e dá para ser bem criativo na criação deles. Claro, que não é mau escolher nomes como “Bicicletas”, “Gatinhos” e “Humor”, que ajudarão você e seus seguidores a organizar melhor sua vida no Pinterest.
Como postar no Pinterest
Além de republicar imagens e vídeos que seus amigos colocaram no Pinterest, você pode (e até deve) colocar coisas novas na rede social de dois jeitos: pelo site ou por meio de um botão de atalho. Trocando em miúdos:
  • Pelo site você pode optar por Upload a Pin e enviar um arquivo da forma tradicional, mandando um documento armazenado no seu HD para o site, ou escolher o item Add a Pin, e colar a URL de um site e esperar que o Pinterest busque quais imagens ou vídeos podem ser publicados na sua conta.
  • Com o Pin It Button a coisa fica mais automatizada. Você adiciona um link do Pinterest aos seus Favoritos do navegador (ou um app do iPhone). Depois disso, basta clicar nele enquanto estiver visitando um site que você quer compartilhar. É o famoso Bookmarklet.
O dia-a-dia
Bom, tudo pronto, tudo legal, tudo uma maravilha. E agora? O dia-a-dia no Pinterest lembra mais o Twitter do que o Facebook. Quando seus amigos começarem a povoar sua conta com o conteúdo deles, você pode republicar esse conteúdo (RePin), pode curtir (ícone de coração) ou comentar. Quando uma dessas três ações acontecerem na sua conta, você será notificado por e-mail e também em uma barra lateral na interface do Pinterest.
foto:mbsdigital.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!