22/09/2011

Universidade de Buenos Aires (UBA) lança livro em homenagem à Paulo Bonavides


Em 22 de setembro foi lançado na Universidade de Buenos Aires (UBA) mais uma volume da coleção Reflexiones sobre Derecho Latinoamericano, o livro "Estudios en homenaje al Profesor Paulo Bonavides", um dos maiores constitucionalistas brasileiros (foto abaixo). Tenho a honra de participar desta obra com o artigo "Contribución a un preambulo para la América Latina" (da página 709 a 722).Também foram homenageados durante o lançamento do livro o caríssimo professor do curso de doutorado da UBA, Dr. Wilson Alves de Souza e o juiz da Suprema Corte Argentina Eugenio Raúl Zaffaroni,professor titular e diretor do departamento  de Direito Penal e Criminologia da UBA, considerado um dos mais destacados penalistas do mundo.No evento estiveram presentes representantes do corpo docente e discente da Universidade argentina, além de expressivas personalidades das Ciências Jurídicas da Argentina e do Brasil.
Como na postagem do dia do lançamento do livro foi publicada com alguns lamentáveis erros de digitação, ela esta sendo postada novamente e aproveito para pedir desculpas pelos equívocos cometidos anteriormente.

Paulo Bonavides



Paulo Bonavides é um dos juristas mais respeitados do País e suas obras estão definitivamente incluídas na bibliografia brasileira especializada. Titular da Teoria Geral do Estado, na Faculdade de Direito da UFC. Autor de inúmeras conferências e aulas magnas no Ceará e outros Estados do Brasil, participou de simpósios e certames culturais em todo o território nacional.
Nasceu Paulo Bonavides em Patos, PB, aos 10 de maio de 1925, filho de Fenelon Fernando Bonavides e Hermínia Fernandes Bonavides. É casado com Yeda Satyro Bonavides e tem os filhos Paulo, Márcio, Clóvis, Vera, Gláucia, Doralice e Marília.
Fez seus estudos preparatórios no Liceu do Ceará (cursos secundário e pré-jurídico) e diplomou-se em 22 de dezembro de 1948 pela Faculdade de Direito da Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), depois de haver frequentado os dois primeiros anos na Faculdade de Direito do Ceará. Exerce a Cátedra de Ciência Política na Escola de Administração do Ceará desde 1957. Ex-Professor de Literatura Brasileira no Seminário Românico da Universidade de Heildelberg, Alemanha (1952-1953); ex-professor de Filosofia do Direito no antigo curso de Doutorado da Faculdade de Direito da UFC; ex-professor de Ciência Política no referido Curso; ex-professor de Economia Política da Faculdade de Ciências Econômicas da UFC; ex-professor catedrático concursado de Sociologia Educacional no Instituto de Educação Justiniano Serpa; ex-professor de Teoria Geral do Estado na UFC (1957-58); ex-assistente Técnico de Educação (concursado) da Prefeitura Municipal de Fortaleza; ex-vice-diretor da Escola de Administração do Ceará (1961); Curso de Sociologia Jurídica (Research Pound) e Sociologia (Sorokin), na Universidade de Harvard, EUA, durante o ano acadêmico 1944/1945.
Desempenhou importantes funções no Magistério Cearense, valendo destacar: Membro do Conselho Técnico da Escola de Administração do Ceará; Membro da Comissão Examinadora do Concurso de Professor Titular de Teoria Geral do Estado na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (concurso celebrado em 1974); Membro da Banca Examinadora do Concurso de Professor Titular de Direito Constitucional, do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Minas Gerais, em Belo Horizonte (1981); Membro da Coordenação do Curso de Mestrado do Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito da UFC (1977).
Pertence Paulo Bonavides a uma grande constelação de associações culturais de todo o mundo, valendo mencionar algumas delas: Association Internationale de Science Politique (França); Internationale Vereinigung fur Rechta und Sozialphilosophie (Viesbaden, Alemanha); American Foreign Law Association (EUA); The American Society for Political and Legal Philosophy (EUA); Instituto ibero-Americano de Derecho Constitucional (México); Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Rio de Janeiro); Membro da Comissão de Informação da International Association of Constitucional Law; Membro Fundador e Presidente do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC), sediado em São Paulo, desde 1979; é correspondente do Grande Colégio de Doutores de Catalunha (Espanha); Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (São Paulo); Membro correspondente do Instituto de Derecho Constitucional y Político da Universidad de La Plata (Argentina), além de muitas outras. É membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 17; Membro da Academia Cearense de Letras Jurídicas, ocupando a Cadeira nº 29, cujo Patrono é Raimundo de Farias Brito, desde 1978; é Sócio Titular do Instituto do Ceará desde 1955.
Pelos seus trabalhos, Paulo Bonavides tem recebido muitas honrarias, dentre as quais destacamos: Prêmio Carlos de Laet (1949); Selo de Bronze do Jubileu de Reorganização da Universidade de Heildelberg, Alemanha; Prêmio Clóvis Bevilácqua, da UFC, destinado à melhor obra publicada em 1967, nos gêneros Direito e Ciência Política; Prêmio Viagem ao Uruguai e à Argentina, conferido pela Cadeira de Direito Judiciário Penal (Prof. Benjamin de Morais), da Universidade do Brasil, em 1948; Diploma Comemorativo do Jubileu da Escola Superior de Guerra, 1947; Medalha comemorativa do nascimento de Clóvis Bevilácqua, conferida pelo MEC, em 1959; Medalha Comemorativa Gustavo Barroso, Fortaleza, 1962; Diploma do VII Congresso Nacional de Jornalistas, comemorativo do Cinquentenário da Associação Brasileira de Imprensa, Rio, 1957; Medalha Comemorativa do Centenário de Instituto do Ceará 1987.
Alguns livros de Paulo Bonavides
-Universidade da América. Ed. O Cruzeiro, Rio, 1946 (Prêmio Carlos de Laet, da Academia Brasileira de Letras);

-The Golden Age of Jounalism in English Literature (Defoe, Addison & Steele), Fortaleza, 1950; 

-Dos Fins do Estado (Tese para a Livre-Docência de Teoria Geral do Estado) na Faculdade de Direito da UFC, 1955;

-O Tempo e os Homens (ensaios e crônicas). Fortaleza, 1952; 

-Do Estado Liberal ao Estado Social (Tese para concurso da Cátedra de Teoria Geral do Estado da UFC. Fortaleza, 1953, 2ª edição: Ed. Saraiva, São Paulo, 1961; 3ª edição: Fundação Getúlio Vargas, Rio, 1972; 4ª edição: Ed. Forense, Rio, 1980;

- Ciência Política (Prêmio Clóvis Bevilácqua) da UFC. lª edição: Fundação Getúlio Vargas, 1967; 2ª ed.: idem, 1972; e 3ª ed.: Ed. Forense, Rio, 1976; 4ª ed.: idem, 1978; 5ª ed.: idem, 1953; 

-Teoria do Estado. lª edição: Ed. Saraiva, SP, 1967; 2ª edição: Ed. Forense, Rio, 1980; 

-A Crise Política Brasileira Prefácio de Afonso Arinos de Melo Franco. lª edição: Forense, 1969; 2ª ed.: idem, 1973; Textos Políticos de História do Brasil, Imprensa Universitária, Fortaleza, 1973; 

-Reflexões (Política e Direito). lª edição: Imprensa Universitária, 1973; 2ª edição: Forense, 1978; 

-Direito Constitucional. lª edição: Forense, Rio, 1980; 

-Direitos Políticos e Partidos Políticos na Constituição Brasileira. A Democracia e a Liberdade no Contrato Social de Rousseau In As tendências de Direito Público e a Ciência Política. Fundação Getúlio Vargas, Rio, 1962; 

-Política e Constituição. Os Caminhos da Democracia. Forense, Rio, 1985;
Constituinte e Constituição. A Democracia, o Federalismo, a Crise Contemporânea. UFC, 1985; 

-Demócrito Rocha. Uma Vocação para a Liberdade. Fundação Demócrito Rocha, com apoio da Assembleia Legislativa e Instituto do Ceará, Fortaleza, 1988.




fonte:http://www.institutodoceara.org.br/aspx/home/institucional-ic/gestores-do-ic/6-socios-efetivos/28-paulo-bonavides-sintese-biografica
foto: migalhas.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!