03/09/2011

Tremor de terra na Argentina é sentido no PR e em GO, diz observatório

Um tremor de terra foi sentido por moradores de Cascavel e de Maringá, no interior do Paraná, e por moradores de Goiânia, capital de Goiás, por volta das 11h desta sexta-feira (2). De acordo com informações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília, o abalo sísmico foi de 6,4 graus de magnitude na escala Richter e o epicentro foi à 600 km de profundidade na província de Santiago del Estero, no Norte da Argentina. O registro oficial é das 10h50.
O chefe do Observatório, Lucas Barros, explicou que o abalo sísmico de grande profundidade tem baixa intensidade na superfície. Contudo, gera ondas que viajam a longas distâncias. “Isso causa pequenas vibrações principalmente em locais mais altos, como prédios. As extremidades, os andares superiores de edifícios altos, podem oscilar com maior amplitude”, explicou.
"O tremor é sentido no Paraná porque o terreno é de bacia sedimentar e nesses locais os prédios balançam", contou o professor de sismologia.

Em Goiânia, a dona de casa Maria Lúcia Alencar Costa, que mora em um prédio de 11 andares no Setor Oeste,  afirmou que sentiu o tremor por volta das 10h50. “Demorou a parar. Eu senti uma tonteira e só observei que estava tremendo porque as janelas estavam fechadas e alguns objetos que ficam pendurados dentro da minha casa estavam balançando”, relata.

Tremor de magnitude 6,7 atinge a Argentina


Um terremoto de magnitude 6,7 atingiu o centro-norte da Argentina, fazendo com que pessoas abandonassem prédios na capital Buenos Aires, a centenas de quilômetros de distância. O Centro de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos (USGS, pela sigla em inglês) corrigiu a magnitude do tremor, que inicialmente era de 6,4.
De acordo com o instituto, o epicentro do terremoto ocorreu a 130 quilômetros de Santiago del Estero, capital da província de mesmo nome, que tem 250 mil habitantes e é a 12ª maior do país.
O tremor ocorreu a 598,8 quilômetros de profundidade. Terremotos profundos causam menos danos do que os superficiais. Pessoas que estavam no prédio do tribunal de San Isidro, em Buenos Aires, deixaram o local por causa do tremor na manhã desta sexta-feira.


http://www.dgabc.com.br/News/5911000/terremoto-de-6-7-na-argentina-foi-sentido-na-capital.aspx
foto:merecedestaque.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!