28/08/2011

28 de agosto: Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no dia 28 de agosto de 1985, através da Lei nº 7.352, sancionada pelo então Presidente da República, José Sarney. A partir daí, o dia 28 de agosto é celebrado anualmente. Então é o dia perfeito para a campanha que o Ética para Paz inicia hoje:



Seja você também um ativista humanitário


Hoje o Ética para Paz inicia a campanha: Seja você também um ativista humanitário. Você sabe o que isto significa? Significa doar um pouco de você para o outro. E todo mundo tem algo para doar. Não estou falando apenas de coisas materiais, embora também sejam muito importantes para quem não tem nada e necessita de tudo. Estou falando de doar um pouco do seu tempo para fazer companhia, para ajudar em tarefas do cotidiano; do seu afeto para amenizar as dores e os infortúnios; da sua atenção para ouvir o que outro quer dizer.
Doar não é apenas reunir roupas, objetos e alimentos que não servem mais para você ou estão sobrando em sua casa. Doar é também a capacidade de sentir compaixão pelo outro. E esta capacidade todo mundo tem, basta querer desenvolvê-la, basta prestar atenção nela.
Todos têm algo para doar. Nosso tempo, nosso amor, nossa gentileza, palavras de incentivo, encorajamento, nossas histórias que podem ajudar outros. Todo mundo tem algo para dar de si e tornar a vida do outro um pouco menos árdua e isto significa muito.
Então, a campanha que lanço hoje é para que você também seja um ativista humanitário e deixa o individualismo de lado para que juntos possamos construir de fato uma nova sociedade, na qual a Paz seja prioridade, a compaixão um sentimento natural que integre os indivíduos e assim a Justiça prevaleça.
A partir de hoje estarei publicando ações humanitárias realizadas no Brasil e no mundo e terei um grande prazer em publicar a sua participação. Escreve, conte a sua história, certamente ela servirá de exemplo e encorajamento para outros. Afinal, sonho que se sonha junto é realidade!
  
A história do voluntariado no Brasil

O voluntariado surgiu no Brasil no século XVI, quando organizações religiosas, na sua maioria católicas, introduziram esse tipo de atividade em instituições ligadas à saúde - as chamadas Santas Casas -, seguindo o modelo trazido de Portugal. A primeira Santa Casa de Misericórdia foi implantada em 1543. Durante muitos anos, o trabalho era essencialmente feminino. A partir da década de 30, o Estado passou a desenvolver políticas públicas voltadas à assistência social, atuando nas instituições filantrópicas.
Com a chegada da década de 90, o trabalho voluntário cresceu, tanto em consciência, quanto no número de voluntários, e ganhou força com a construção do Programa Voluntários, da Comunidade Solidária, no ano de 1996, constituindo, em 16 estados e no Distrito Federal, mais de 30 Centros de Voluntariado.
No dia 18 de fevereiro de 1998, o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.608/98, estabelecendo os limites legais entre o voluntário e a relação de trabalho.
Atualmente, segundo o Brasil conta com mais de 40 milhões de voluntários. Veja a cronologia do voluntariado no Brasil.

Passar saber mais sobre a história do voluntariado no Brasil 
e no mundo

Alguns Links para você que também quer ajudar:


Dra. Tania Mota
 A minha pequena contribuição para o exercício da cidadania
 e da compaixão

Já faz muito tempo que decidi sair da minha concha de isolamento, individualismo e proteção. Minha primeira ação foi no Jardim Ismênia, periferia de São José dos Campos, lecionando como voluntária no pré-primário em uma escola para crianças extremamente carentes de tudo.
Após depois, juntamente com meu pai, recolhia jornais para vender nas feiras e o valor apurado doava para os Vicentinos. Ao mesmo tempo, em parceria com uma amiga que é assistente social, comecei a distribuir sopa durante o inverno para os desabrigados, assim como também pílula anticoncepcional.
Apoiei a implantação dos Anjos do Asfalto que presta auxílio às vitimas de acidente na Rodovia Presidente Dutra.
Na radio Piratininga, também de São José dos Campos, dei consultas jurídicas aos Trabalhadores no Programa de Valter Azevedo aos Trabalhadores e
Além disso:
- Defensora dos direitos humanos
- Defensora da Fundhas juntamente com Helio Augusto em palestras.
- Curadora junto ao juizado de menores e delegacias da cidade.
- Assistente do Ministério Publico e assistente eleitoral.
- Apoio para instalação ao Pronto socorro da Vila Industrial.
- Ajuda na Arrecadação de donativos para festas de final de ano Prefeitura de Caçapava
- Colaboração em Palestras anti –drogas.
- Ajuda na arrecadação de medicamentos produtos de higiene e trabalho na catástrofe de Santa Catarina.
- Ajuda na arrecadação de medicamentos produtos de higiene e trabalho na catástrofe de Petrópolis (RJ), juntamente com os do Fórum local.
- Apoio ao projeto de transplantes de Fígado Santa Casa de Misericórdia.
-  Projeto para capacitação de operadores do direito no Brasil.
- Projeto para intercambio Cultural. Assim como o anterior, foi encaminhado à Câmara e Senado Federal.
- Participação de atos Públicos para reforma do código de processo Civil.
- Realização de palestras na Argentina sobre a importância da doação de órgãos e sobre Bioética.

A divulgação destes atos não é, como pode parecer para muitos, uma demonstração de soberba ou exibicionismo. Não é nada disso. A idéia é demonstrar que não importa nossa profissão, nossas atividades pessoais, problemas, dificuldades, sempre será possível dedicar algum tempo ao outro.

Afinal, como diz o Dalai Lama: “O egoísmo causa a ignorância, a cólera e o descontrole, que são a origem dos problemas do mundo”.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!