Vitória (ES) |
Confesso que a sensação foi de ter voltado no tempo, quando tinha 17, 18 anos e lutava contra a ditadura que destruía vidas e idéias no Brasil. O mesmo sentimento de vulnerabilidade e medo das reações violentas de ambas as partes, as duas guiadas por razões aparentemente tão distantes uma da outra e ao mesmo tempo igualmente instintivas. Também senti muito orgulho dos jovens estarem lutando por aquilo que acreditam, embora não compactue com os métodos escolhidos e lamente profundamente que suas manifestações tenham resultado no cancelamento do Fórum Nacional da Reforma Eleitoral que estava marcado para acontecer no dia 15 de junho no Centro de Convenções de Vitória (ES). Um transtorno muito grande para todos que assim como eu, enfrentamos horas de viagem, cansaço, frio, adiamos compromissos para participar de um encontro que acredito ser de suma importância para o processo eleitoral brasileiro.
No entanto, tudo sempre tem um lado positivo. Neste caso foram dois. O primeiro ter conhecido Vitória. Uma cidade linda com um povo muito acolhedor e simpático, além de uma gastronomia que já estou sentindo saudades. Com certeza irei voltar outras vezes para conhecer mais o Espírito Santo.
O outro fato positivo foi conhecer o juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, Thiago Vargas Cardoso, um jovem juiz que engrandece as Ciências Jurídicas do país. Também tive a oportunidade de entregar ao juiz capixaba alguns exemplares do livro "Reflexiones sobre derecho latinoamericano" (Editora Quorum)do qual participei com o artigo "Reflexiones", no qual avalio o processo eleitoral brasileiro.
Assim, como procuro fazer sempre na vida, vou amenizar a sensação de pânico e de frustração e reforçar os pontos positivos desta viagem.
foto: mundodastribos.com
Para saber mais sobre o que aconteceu em Vitória:
foto: folhavitoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada pela visita e pelo comentário!