07/04/2011

Educação para Paz: Pioneirismo que rende frutos


Hoje li várias notícias na internet que me deixaram muito felizes. Na verdade, mais do que feliz, recompensada de alguma forma pela luta que assumi há mais de uma década e da qual não irei desistir nunca. Uma delas é de Alagoas, sobre o seminário para a paz nas escolas e nas famílias na Escola Municipal Frei Arnaldo Motta e Sá (por coincidência o meu sobrenome), a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Especial de Promoção da Paz. 
Outra notícia vem do Rio Grande do Sul, O Seminário Comunicação, Violência e Cultura de Paz, iniciativa conjunta do curso de Serviço Social, pelo programa de pós-graduação Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intrafamiliar e pelo Campus São Borja da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).
E por fim, em Palmeira dos Índios, Pernambuco, está sendo desenvolvido o Programa Educação para a Paz nas Escolas e nas Famílias para os alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.O objetivo é capacitar os educadores para ensinar os seguintes conteúdos aos alunos:compreensão, ética e diversidade, tolerância, comunicação não-violenta, amorosidade, carinho e compaixão.
Todos que acompanham o Ética para Paz conhecem nossa luta e já leram alguns dos trabalhos que realizamos ao longo dos anos sobre este tema. Inclusive um deles, o Educação para Paz, de 2009, é um dos mais acessados do blog. Capacitação e educação para paz além de serem um dos focos centrais da nossa luta também é tema dos doutorados que cursamos no exterior. Desta forma, só podemos parabenizar todas estas iniciativas e nos colocar a disposição para auxiliar de que maneira for preciso.

foto: miriamsalles.infomiriamsalles.info


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!