06/05/2017

Câmara cria comissão para discutir fim da reeleição



O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criou na última quarta-feira (3/5) uma comissão especial para discutir proposta que altera a Constituição para acabar com a reeleição.
Proposta de Emenda à Constituição 77/03, do deputado Marcelo Castro (PMDB-PI), determina a coincidência das eleições e a duração de cinco anos dos mandatos para os cargos eletivos.
Pela proposta, será de cinco anos o mandato dos deputados, vereadores, prefeitos, vice-prefeitos, governadores e presidente da República. O de senadores é fixado em 10 anos.
O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Vicente Candido (PT-SP), divulgou nota nesta quinta-feira (4/5) informando que já acertou com o presidente do colegiado, Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), que a PEC 77/03 será analisada junto com as demais proposições da comissão especial.
O parlamentar afirmou que será apresentado um substitutivo que cria eleições para Executivo e Legislativo em anos separados partir de 2022 e o fim dos cargos de vice, além da adoção do sistema distrital misto a partir de 2026. Segundo a nota de Candido, a criação da comissão especial é apenas "simbólica". 

fonte:http://www.conjur.com.br/2017-mai-05/camara-cria-comissao-discutir-fim-reeleicao
foto:http://blogdapoliticabrasileira.com.br/equivocos-fim-reeleicao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!