12/04/2016

Comunidade indígena no Canadá declara estado de emergência por epidemia de suicídio


O chefe da comunidade indígena de Attawapiskat, no extremo norte do Canadá, declarou estado de emergência na localidade devido a uma epidemia de suicídio depois que 11 moradores tentaram se matar somente no último sábado (09/04).
Bruce Shisheesh afirma que o local, onde vivem cerca de 2.000 pessoas, precisa de auxílio, pois não tem estrutura para lidar com a situação. “Estou pedindo a amigos e ao governo ajuda para nossa comunidade”, disse o líder à CBC News.
Somente em março, foram registradas 28 tentativas de suicídio em Attawapiskat. Desde setembro, mais de 100 pessoas atentaram contra a própria vida e uma pessoa morreu. A mais jovem tinha 11 anos e a mais velha, 71.
O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afirmou em seu Twitter que o governo do país vai ajudar a comunidade. “As notícias que chegam de Attawapiskat são desoladoras. Nós continuaremos trabalhando para melhorar as condições de vida de todos os povos indígenas”, escreveu.
O Ministério da Saúde nacional e do Estado de Ontario declarou que uma equipe de emergência com assistentes sociais e enfermeiros especializados em saúde mental está sendo enviada ao local "imediatamente". A ministra da Saúde, Jane Philpott, afirmou em comunicado que os governos federal e estadual vão criar um plano de ação em conjunto com as lideranças indígenas para melhorar o bem estar e as condições socioeconômicas dos moradores da comunidade.
Cerca de 1,4 milhão de indígenas vivem no Canadá, o equivalente a 4% da população. Os níveis de pobreza nas comunidades são altos, e a expectativa de vida dos indígenas é mais baixa que a dos canadenses em geral.
Eles também estão mais propensos a serem vítimas de crimes violentos, como abusos físicos e sexuais, dependência de drogas e encarceramento, fatores que, segundo especialistas ouvidos pela imprensa canadense, podem impulsionar as tentativas de suicídio.
Em 2013, a ex-chefe da comunidade Theresa Spence fez uma greve de fome em protesto contra o governo canadense, que não estaria disponibilizando recursos financeiros, educação e saúde para os indígenas.
Bruce Shisheesh, o atual líder, afirma que a superlotação é um problema comum nas habitações, e há casos de até 15 pessoas vivendo na mesma residência.
Na província de Manitoba, no oeste do Canadá, outra comunidade indígena pediu ajuda federal no último mês depois de registrar seis suicídios em dois meses e 140 tentativas em duas semanas.

fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/43756/comunidade+indigena+no+canada+declara+estado+de+emergencia+por+epidemia+de+suicidios.shtml
foto:https://darearts.wordpress.com/2014/05/23/attawapiskat-spring-2/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!