21/07/2015

Direita mantém prefeitura de Buenos Aires

Votação é encarada como termômetro para a popularidade do principal adversário aos kirchneristas nas eleições presidenciais de outubro.

O candidato do partido conservador Proposta Republicana, Horacio Rodríguez Larreta (foto acima), foi eleito o novo prefeito de Buenos Aires em um acirrado segundo turno, segundo dados oficiais da apuração divulgados ontem (20/07). Na eleição que ocorreu no domingo (19/07), Larreta obteve 51,6% dos votos frente aos 48,4% do seu adversário, Martín Losteau, da frente de centro-esquerda Eco. Os dois candidatos são opositores do kirchnerismo.Apesar da vitória, a expectativa era que Larreta ganhasse com uma margem maior, já que no primeiro turno, de 5 de julho, ele conquistou mais de 45% dos votos, ao passo que Losteau — ex-ministro da Economia que rompeu com Cristina Kirchner — obteve somente 25%. A votação foi encarada como uma espécie de termômetro para a popularidade do principal adversário aos kirchneristas na disputa pela presdiência do país em outubro: o atual prefeito da capital, Mauricio Macri.
Chefe de gabinete de Macri desde 2007, Larreta teve sua campanha patrocinada pelo candidato presidencial, que esperava uma margem de vitória de 9 a 13 pontos frente a Losteau. "Gostaria de agradecer Mauricio (Macri) por mostrar que isso é possível na Argentina... transformar a realidade", declarou Larreta após o resultado do pleito, de acordo com a Agência Efe. 
No primeiro turno, o candidato kirchnerista Mariano Recalde ficou em terceiro lugar, com 21,8%, um dos piores resultados já obtidos pela Frente para a Vitória em eleições municipais. A coalizão é liderada pela mandatária Cristina Kirchner. 
Tendo eleitorado que representa 7,9% da população do país, a capital argentina é o quarto distrito eleitoral da nação, com 2,5 milhões de cidadãos convocados às urnas, ficando atrás apenas das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.


fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/41085/aliado+de+macri+larreta+e+eleito+novo+prefeito+de+buenos+aires+em+disputa+acirrada.shtml
foto:http://www.gustavosylvestre.com/politica/para-rodriguez-larreta-su-candidatura-es-la-continuacion-natural-del-gobierno-de-la-ciudad/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!