25/05/2015

Com Podemos, esquerda ganha poder nas eleições locais da Espanha



Na Espanha, as eleições locais de ontem (24/05) representaram o aumento de poder do partido de esquerda Podemos, rompendo com o tradicional bipartidarismo entre o governista PP (Partido Popular) e o oposicionista PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol).
Ontem, mais de 35 milhões de espanhóis foram às urnas para escolher 8.122 prefeitos e governadores de 13 regiões da nação europeia. Em um termômetro para as eleições gerais previstas para novembro, Podemos teve conquistas importantes, como a vitória da candidata Ada Colau para a prefeitura de Barcelona.


Ativista e contra medidas de austeridade, Colau venceu na segunda maior cidade do país após ficar conhecida por liderar uma organização que luta para impedir o despejo de inquilinos que não conseguem pagar a hipoteca aos bancos em meio à forte crise econômica que afeta a Espanha.
Citado pela Agência Efe, o líder do Podemos, Pablo Iglesias, garantiu nesta manhã que a sua legenda está em posição de disputar a vitória nas próximas eleições gerais e acrescentou que têm a "mão estendida" para negociar com qualquer força que se dê um giro de 180 graus à política de cortes.
Embora tenha obtido maioria em Madri, há grandes chances de perder a prefeitura da capital para Manuela Carmena, uma antiga juíza de 71 anos da coalizão local “Ahora Madrid”, que é composta pelo movimento dos "indignados", do qual Podemos faz parte.


Necessidade de renovação
Segundo os resultados preliminares, o PP obteve 27% dos votos, mais de dez pontos abaixo do obtido há quatro anos, seguido pelo PSOE, com 25%. Embora as duas legendas concentrem o maior número de votos, o resultado foi considerado para ambas uma derrota e um desgaste da imagem de seus líderes.
Afetado por escândalos de corrupção, o líder da centro-direita e primeiro-ministro, Mariano Rajoy, convocou hoje um encontro com a direção de seu partido para analisar os resultados.
O PP, que governava com comodidade na maioria das regiões e prefeituras espanholas, sofreu um forte desgaste e agora terá que fazer acordos com outras forças se quiser conservar uma parcela mais significativa de poder.
Será mais difícil em várias regiões, onde a união de formações de esquerda pode deixá-lo fora dos governos, assim como em importantes prefeituras. O domínio do PP na política espanhola se traduzia até agora também no controle da maioria das comunidades autônomas.
Em Bilbao governarão previsivelmente os nacionalistas do PNV, embora precisem de apoios, enquanto em Sevilha os socialistas voltarão a governar, e em Valência os conservadores poderiam manter a prefeitura, mas com a condição de pactuar com outros.



fonte:http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/40494/com+podemos+esquerda+ganha+poder+nas+eleicoes+locais+da+espanha.shtml
foto:http://cartamaior.com.br/?/Editoria/Politica/Espanha-Podemos-lidera-pesquisas-A-campanha-do-medo-nao-funciona-/4/32595

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!