27/10/2014

Partidos pró-ocidente devem vencer eleições legislativas na Ucrânia

Os partidos pró-ocidente conseguiram uma vitória arrasadora nas eleições legislativas ontem na Ucrânia, segundo pesquisa de boca de urna. O bloco do presidente Petro Poroshenko e outros quatro movimentos pró-ocidente – entre eles os nacionalistas – teriam obtido cerca de 70% dos votos.
A pesquisa, realizada por três institutos diferentes, mostra que o grupo de Poroshenko conseguiu 22% dos votos, seguido pelo partido do primeiro-ministro Arseni Yatseniuk (21%) e o movimento Samopomitch liderado pelo prefeito de Lviv (13%). Os nacionalistas de Svoboda e o partido da ex-primeira Yulia Timoshenko conseguiram cada um 6% dos votos. O principal partido pró-russia, composto por ex-aliados do antigo presidente Viktor Yanukovich, conseguiu entrar no parlamento com quase 8% dos votos, segundo a mesma fonte.
Poroshenko terá que se aliar aos nacionalistas
Embora tudo indique que o bloco de Poroshenko vencerá as eleições, provavelmente terá de formar uma coalizão com os nacionalistas radicais caso não obtiver a maioria absoluta no Parlamento.
Pela primeira vez na história da Ucrânia pós-soviética, o Parlamento deve ser dominado por pró-ocidentais em razão do aumento de sentimentos anti-russos.
Duas formações herdeiras do Partido das Regiões, do presidente deposto Yanukovitch, a Ucrânia Forte e Bloco de Oposição, podem alcançar os 5% necessários para entrar no Parlamento, mas ainda é possível que os  não sejam representados.
Regiões separatistias não votaram e devem realizar eleições próprias
Cinco milhões de eleitores – de um universo de 36 milhões no país – não votaram neste domingo na Crimeia, anexada à Rússia em março, e nas áreas controladas pelos separatistas na região mineradora de Donbass. Vinte e sete assentos parlamentares dos 450 que compõem o Parlamento ucraniano permanecerão vazios.
Os separatistas, que controlam partes das regiões de Donetsk e Lugansk, se preparam para realizar as suas próprias eleições em 2 de novembro.
Um cessar-fogo foi alcançado no início de setembro entre Kiev e os rebeldes com a participação da Rússia, mas intensos combates prosseguem em alguns redutos de resistência, provocando a morte de civis quase diariamente.
Os combates se concentraram na área do aeroporto, um dos principais pontos de acesso da linha de frente, e os insurgentes, bem como as autoridades de Kiev, manifestaram temores de hostilidades com as eleições.


fonte:AFP/http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/10/partidos-pro-ocidente-devem-vencer-eleicoes-legislativas-na-ucrania-4629109.html
foto:http://pt.dreamstime.com/fotografia-de-stock-royalty-free-elei%C3%A7%C3%B5es-em-ucr%C3%A2nia-image38701007  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!