20/10/2014

ONG lança campanha para envolver pais na educação das crianças

“Eles não vão garantir ensino de qualidade, mas podem colaborar criando ambiente favorável à aprendizagem”, diz idealizador do projeto.



A ONG Todos pela Educação lançou na última terça-feira a campanha Somos Todos Educadores, que pretende engajar a sociedade, especialmente os pais, na vida escolar de seus filhos. Baseado em cinco "atitudes" (Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento; Promover habilidades importantes para a vida e para a escola; Colocar a educação escolar no dia a dia; Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos e Ampliar o repertório  cultural e esportivo das crianças e dos jovens), o movimento quer chamar a atenção para a influência da família no desempenho dos estudantes.
“Pais não vão garantir um ensino de qualidade, mas podem colaborar criando um ambiente favorável à aprendizagem. Incentivar os estudos é o melhor caminho de ajudar uma criança”, explica Mozart Neves Ramos, diretor do Instituto Ayrton Senna e um dos conselheiros do projeto.
A campanha se apoia em pesquisa com pais e estudantes nas cinco regiões do país que foram analisadas por especialistas de diversas áreas. Em seguida, foram elaborados os cinco pontos da campanha.
"Pesquisas do Ibope de 2006 apontavam a educação como a sétima prioridade dos brasileiros. Em 2013, o tema passou para o segundo lugar, mostrando que as pessoas estão cada vez mais atentas a essa discussão e cobrando mais qualidade das escolas", afirmou o publicitário e empresário Nizan Guanaes, fundador do Grupo ABC, e responsável pela comunicação da campanha.
Entre as ações sugeridas às famílias está o inventivo à leitura, a organização de um espaço de estudos em casa, e o acompanhamento das notas pelos pais. "Ir às reuniões na escola não significa participação efetiva, muito menos fazer o dever de casa para o filho. Abrir espaço para conversas sobre a escola e cobrar mais dedicação são atitudes que surtem mais efeitos positivos", aponta Mozart.

A campanha será desenvolvida inicialmente em escolas públicas, que vão receber material de apoio para coordenadores pedagógicos, com sugestões de atividades que podem ajudar a melhorar a participação da família e com textos feitos pelos escritores Ana Maria Machado, Ricardo Azevedo e Walcyr Carrasco, entre outros. O material também poderá ser visualizado na internet, na página da campanha.


fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/ong-lanca-campanha-para-envolver-pais-na-educacao-das-criancas
foto:http://www.afnoticias.com.br/noticia-1170-tocantins-e-destaque-no-relatorio-anual-da-ong-todos-pela-educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!